As cores que vão mudar o seu jeito de ver o mundo

Aprendemos na escola sobre as cores primárias, cores secundárias e até aprende-las em outra língua que além de deixar nossa visão do mundo muito mais agradável, elas são um campo de estudo extremamente fértil. Veja alguns casos culturais, já outros fisiológicos:

• O azul e verde são a mesma cor, para algumas culturas

As cores que vão mudar o seu jeito de ver o mundo 1

Aqui no Brasil estamos acostumado que o sinal verde seja para “SIGA”, acontece que no japão as cores azul e verde são usadas para o mesmo significado, historicamente os japoneses realmente não desenvolveram uma distinção entre as cores.

• O tom de marrom já foi feito de pessoas

As cores que vão mudar o seu jeito de ver o mundo 2

Os pigmentos são feitos a partir de uma variedade de matérias-primas que incluem desde minerais a plantas e até corpos esmagados de insetos. E segundo alguns estudos o tom de marrom era especialmente popular: o “marrom múmia”. Isso fazia parte de um comércio bizarro de múmias que ocorreu no final da Idade Média, quando múmias do Egito foram exportadas para a Europa para serem usadas para uma variedade de fins medicinais.

• Nós vemos cores inexistentes

As cores que vão mudar o seu jeito de ver o mundo 3

Temos uma ferramenta limita, os olhos, que através da luz vemos e enxergamos as cores, pois há três tipos de cones em nossas retinas respondem a diferentes faixas de comprimentos de onda, e é a combinação de respostas desses cones que faz com que nosso cérebros perceba cores específicas ainda contando com a interpretação e/ou tradução dessa ação. As chamadas “cores impossíveis” são as máscaras que deveriam ser impossíveis de perceber sob condições normais de iluminação, e incluem uma cor que existe entre o azul e o amarelo e algo que existe entre o verde e o vermelho.

• Bege

As cores que vão mudar o seu jeito de ver o mundo 4

Um grupo de astrônomos decidiu pegar a luz de todas as estrelas no universo e colocá-las todas juntas em uma caixa para ver qual era a cor do universo e a resposta foi bege.
Sim, o universo é bege e os cientistas que fizeram este trabalho eventualmente entraram em acordo sobre o nome que esse tom de bege do universo deveria ter: “latte cósmico”.

• Ciano é tudo

As cores que vão mudar o seu jeito de ver o mundo 5

A cor de uma família de organismos chamados cianobactérias, é ciano. Primeiro saiba que as cianobactérias podem fixar o nitrogênio, o que significa retirá-lo do ar e torná-lo disponível para outras formas de vida usarem. Em segundo lugar, a partir de alguns bilhões de anos atrás, as cianobactérias encheram a atmosfera com oxigênio, aquele gás que usamos todos os dias para viver.

• Existem pessoas que podem ver 99 milhões de cores

As cores que vão mudar o seu jeito de ver o mundo 6

Existem algumas pessoas que são chamadas de tetracromatas, podem ver cerca de 100 milhões de cores, pois têm quatro tipos de cones diferentes em seus olhos, e cada um desses cones confere a capacidade de perceber cerca de uma centena de tons. Fazendo o cálculo das possibilidades de combinações, chegamos a essa quantidade inimaginável de tons.

Fonte: Cracked